Esta prestigiosa casa comunitária é, na verdade, uma agremiação bem à portuguesa em terras canadianas, mais propriamente na cidade de Toronto. Propagadora das mais belas tradições culturais lusitanas, trazidas pelos nossos aventureiros "Pioneiros", a Casa do Alentejo de Toronto iniciou a sua actividade há 28 anos. Permanece, nos dias de hoje, bem viva, activa, firme nos seus propósitos e fiel à sua missão inicial de divulgar as suas "raízes" alentejanas e lusas. Ao longo dos anos, vem oferecendo o seu melhor às nossas gentes, graças ao esforço dos seus fundadores e de todos os dirigentes que, ao longo desta já longa caminhada, estiveram ao leme dos seus destinos.
|
Este ano, a Casa do Alentejo de Toronto celebrou o seu vigésimo oitavo aniversário em grande. As comemorações decorreram nas suas próprias instalações, com início na passada sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, com um Porto-de-Honra, no Salão Azul, na presença de convidados especiais, dignitários e representantes das instâncias governamentais, assim como amigos, simpatizantes e associados.
Rosa Sousa, nas funções de mestre-de-cerimónias,subiu ao palco para dar as boas-vindas e anunciar o Grupo Coral da casa, que entoou, ante os convivas, os hinos nacionais do Canadá e Portugal.
Em seguida, o actual Presidente da Direcção, Armando Viegas, proferiu um breve discurso, no qual traçou o historial da colectividade, passando depois a palavra aos convidados de honra Tony Ruprecht, Ana Bailão, Charles Sousa, César Palácio, Laura Albanese, Rosário Marchese e Dr. Júlio Vilela, Cônsul-Geral de Portugal em Toronto.
Depois, foi vez dos representantes de clubes e associações congratularem a colectividade aniversariante. Entre as várias agremiações representadas, a "Direcção Portuguesa de Folclore", "Peníche de Toronto", "First Portuguese", "Amor da Pátria" " Estrelas do Norte", "Associação Cultural do Minho", "Casa das Beiras", "Arsenal do Minho", "Grupo Amigos do Minho", "Associação 25 de Abril", "Academia do Bacalhau", "Grupo Coral e Instrumental Melodias de Sempre", e ainda a "Associação dos Clubes e Associações do Ontário".
|
Findos os discursos, e já no Salão Nobre, foi servido um jantar, seguido do corte do bolo de aniversário. O folclore português esteve em destaque neste convívio, com a animação do serão a ser providenciada pelo "Rancho Folclórico Infantil' "Grupo Coral Feminino" e "Rancho Etnográfico", todos estes agrupamentos da casa anfitriã, e ainda pelo "Grupo Folclórico Estrelas do Norte" e Grupo Coral e Instrumental "Melodias de Sempre", este último sob a batuta de Maria José Martins. Nesta noite de grande festa, o som e luzes estiveram a cargo de "Martins Sound Mix Entertainment Inc", de José e Maria José Martins.
|
No sábado, dia 19, as festividades continuaram, com a grande "Gala do Fado". A simpaticíssima Clara Abreu foi a apresentadora de serviço, incumbindo-se de dar as boas vindas e apresentar aos concelebrantes o incansável Armando Viegas, que a todos saudou. Clara Abreu também convidou Andrew Cash, (M.P.) e o Presidente da Assembleia-Geral da casa, Dr. Tomás Ferreira, a proferirem umas breves palavras. De novo, o corte do bolo de aniversário, antes de passar para a segunda parte do programa, para a qual Clara Abreu contou com a ajuda de um outro bom amigo, José Mário Coelho. O som e luzes estiveram a cargo do "T. N. T. Productions", que realçou, pelo seu brio profissional, as melífluas vozes dos fadistas e o trinar melódico das guitarras.
|
O artista convidado para abrir o programa musical da noite foi o jovem fadista Paulo Filipe que, com a sua bela e meiga voz, cantou e encantou. Proporcionou um maravilhoso espectáculo, ao qual prestaram o seu contributo os talentos dos músicos Manuel Moscatel, Valdemar Mejdoubi e Hernâni Raposo.
|
Vinda expressamente de Portugal para o evento, a jovem fadista, Joana Amendoeira, demonstrou não deixar crédito por mão, neste caso voz, alheia. Trata-se de uma grande e talentosa protagonista da nossa canção nacional que, naquele serão, fez vibrar a alma de toda a plateia. Nesta sua segunda visita à cidade de Toronto, Joana Amendoeira fez-se acompanhar por um excelente conjunto de tocadores: Paulo Paz, Pedro Pinhal e Pedro Amendoeira. Esperamos não ser a última vez que os vemos em palcos torontinos! Na verdade, todo este elenco ofereceu um estrondoso espectáculo de fado, jamais a ser olvidado nos anais desta ilustre casa. Saudamos os maravilhosos grupos corais e folclóricos que também por ali passaram, nestas grandiosas celebrações do XXVIII Aniversário da Casa do Alentejo de Toronto.
É de aplaudir o facto de que esta casa tem sempre o cuidado de apresentar grandes e belíssimos protagonistas do universo das cantigas, incumbindo-se de, amiudadas vezes, trazer artistas de Portugal para abrilhantar os seus eventos, isto graças ao esforço e empenho dos seus dirigentes.
Só nos resta agradecer o convite que nos foi endereçado, o qual retribuímos com votos de maiores sucessos para esta casa torontina tão intrinsecamente portuguesa! Parabéns!
Voltar para Eventos Sociais |